Caros Amigos,
Esquecer é se omitir, lembrar é protestar.
Nos dias 6 e 9 de agosto do ano de 1945, as cidades de Hiroshima e Nagasaki, respectivamente, foram bombardeadas pelas forças armadas dos E.U.A. através de bombas nucleares que assassinaram entre 140 e 220 mil pessoas. Algumas estimativas narram números bem mais elevados considerando as mortes posteriores devido à exposição à radiação. Mais de 90% das vítimas eram civis.
As mesmas ameaças que antecederam as catástrofes do fim da segunda guerra continuam nos dias de hoje. A mesma lógica de intimidar os ‘adversários’ através do armamento nuclear permanece entre várias nações da atualidade, entre as quais, cinco fazem parte do conselho de segurança da ONU. As grandes diferenças entre estas épocas são que:
A capacidade de destruição atual do armamento nuclear é de sete (7) vezes o planeta terra e;
Não é necessário uma declaração aberta de guerra para que tenhamos uma catástrofe sem precedentes. O armamento nuclear está fora de controle, em mãos de terroristas, de mercenários etc. Ademais, temos um cenário de grande crise econômica e considerável aumento da intolerância religiosa e da xenofobia em todo o mundo. Por último, temos os riscos eminentes de acidentes como o ocorrido entre dois submarinos nucleares no início deste ano.
Por todos estes motivos a Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência realizará eventos em mais de 100 países para lembrar o que a humanidade jamais poderá esquecer. Milhares de pessoas, organizações, movimentos sociais, ONGs, partidos políticos, personalidades etc, estarão somando suas forças.
Na nossa cidade, no dia 21 de novembro de 2009, das 10 h, realizaremos uma primeira reunião do Comitê da Marcha Mundial na UNILASALLE em Niterói, Rua Gonçalves Gastão, 79, 8º andar (segunda porta no corredor) - Santa Rosa - Niterói.
Venha, participe!Comitê Marcha Mundial - Niterói
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário